sábado, abril 08, 2006

Portugal em Marrocos


Os portugueses não somos bons a divulgar aquilo que de melhor fazemos. Somos sempre hipercríticos a respeito de tudo e de todos, mas quantas vezes não realizamos feitos extraordinários cujo impacto acaba por ficar limitado pelo desconhecimento generalizado acerca dos mesmos. De facto, nunca fomos bons em termos de marketing e de "venda" do nosso produto.

Serve isto para introduzir o tema da exposição Marrocos, Portugal e o Mar. Um espaço comum que, durante o passado mês de Março, esteve aberta ao público na histórica cidade de Arzila, em Marrocos. Organizada pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela sua congénere marroquina, e sob o alto patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohamed VI e do Ministro da Defesa Nacional, esta mostra integrou-se nas Comemorações do 230º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países e dos 50 anos das forças armadas marroquinas.

A exposição, que se espera poder ser vista em breve em Lisboa, foi inicialmente patrocinada e acarinhada pelo então Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Portas, e teve na sua origem o entusiasmo de pessoas como a Dra. Célia Batalha, da Direcção-Geral de Infra-Estruturas do MDN. A sua realização foi depois assegurada, de forma notável, pelo General Alexandre de Sousa Pinto, Presidente da CPHM, e pelos respectivos Comissários, Prof. Rui Carita e Prof. Mohamed Abdeljalil El Hajraoui.

Este evento, que contou com a presença de uma numerosa e interessada assistência, entre a qual diversas personalidades locais, exibiu diversas peças pertencentes a museus marroquinos e outras oriundas dos Museus Militar e de Marinha, bem como de várias colecções particulares.

De referir, finalmente, o magnífico catálogo em edição bilingue - em português e árabe -, cuja capa ilustra este post.

O MDN, e em particular a CPHM, estão de parabéns por uma iniciativa que muito prestigiou o nosso País!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial