segunda-feira, abril 03, 2006

Richard Fleischer

Morreu há dias, com 89 anos, o realizador Richard Fleischer que dirigiu meia centena de filmes, entre os quais, para falar de alguns dos melhores, Os Vikings, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Rapariga do Baloiço Vermelho, O Estrangulador de Boston ou Soylent Green (um filme de "ficção científica" ou, mais apropriadamente, "antecipação", como veremos quando falarmos nele com mais desenvolvimento), de cujo título em português não me lembro de momento. João Bénard da Costa prestou-lhe homenagem no Público ("A Casa Encantada", dia 2 de abril, Domingo).
A carreira de Richard Fleischer cobre muito terreno. Entre os filmes que realizou está uma das primeiras adaptações para cinema de um romance de Elmore Leonard, Mr. Maverick, com Charles Bronson, que não é um dos seus melhores filmes nem um dos melhores romances do autor, hoje conhecido entre outras coisas por ter escrito os best sellers em que se basearam Jackie Brown, de Quentin Tarantino, Out of Sight, de Steven Soderbergh e Get Shorty, com John Travolta, de Barry Sonnenfeld.
Na capa do nosso número 38 usámos um fragmento de uma das ilustrações de Ron Cobb para os cartazes de Conan, o Bárbaro, de John Milius, um filme dos primeiros tempos da carreira do actual Governador da Califórnia,que teve uma sequela, Conan the Destroyer, ao que parece desastrosa (mas não é a opinião de muitos espectadores, pelo menos do que comentam o filme na IMDb), dirigida por Fleischer.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial