quinta-feira, fevereiro 15, 2007

GRANDES PORTUGUESES (entrevista ao Correio da Manhã)

PERGUNTAS

a) Viu o documentário sobre Salazar, que o Sr. Prof. apresentou, exibido ontem na RTP1?
b) Viu os outros documentários já exibidos - sobre Afonso Henriques e Álvaro Cunhal? Ficou mais convencido com a apresentação dos argumentosde ambos os defensores?
c) O número de espectadores que assistiu ao documentário sobre Antóniode Oliveira Salazar foi superior àquele que assistiu ao de Cunhal. No entanto, o 'filme' sobre D. Afonso Henriques conseguiu reunir mais espectadores. Acha que poderá ser um (bom) 'presságio', isto é, será um indicador de que Salazar pode conseguir maior número de votos do que Cunhal? Porquê? E será um indicador de que conseguirá menos do que D. Afonso Henriques? Porquê?
d) O programa 'Eixo do Mal', transmitido na SIC Notícias, em parceria com o 'Inimigo Público', levou a cabo uma iniciativa em que propôs aos portugueses elegerem 'O Pior Português de Sempre' . Salazar ganhou. Que conclusões se poderão tirar desta eleição, do facto de constar na lista dos "melhores" e dos "piores"?
e) Vai ver o documentário sobre Aristides de Souza Mendes, hoje à noite? Pretende ver os restantes?
f) Vai votar em quem?

RESPOSTAS

a) Vi.
b) Só vi o programa sobre Álvaro Cunhal, mas vou ver, quando puder, o D. Afonso Henriques. Sobre o Dr. Cunhal, o programa é prejudicado pelo lado propagandístico e pedagógico tipo “reeducação dos inimigos de classe” da Dra. Odete Santos. Mas as declarações do Sr. Jerónimo de Sousa, sobre o grande complot “nazi-fascista-reaccionário”, orquestrado pela Finança e pelos media, levam-me a concluir que essa "reeducação" actua-e de que modo - sobre os próprios reeducadores! D. Afonso Henriques é o inventor do Estado português!
c) Não faço ideia... Os espectadores dependem da hora da emissão, da concorrência dos outros canais, etc. O de D. Afonso Henriques foi mais cedo. É claro que se o programa fosse “Grandes Comunistas”, ou "Grandes Internacionalistas" o Dr. Cunhal deveria ganhar! Já Grandes Portugueses...
d) O Dr. Mário Soares esteve todo o tempo à frente nesse concurso do Inimigo Público. Bruscamente, Salazar ultrapassou-o, depois de grande alarme “antifascista” pela má colocação do “pai da II República”. Que quer que lhe diga? O que disse o Dr. Soares a respeito dos Grandes Portugueses: “Esse concurso é um disparate”? Parece-me um bocado duvidosa esta mudança, afinal no dia da passagem do filme do Salazar... Fora disso, devo dizer que considero o Inimigo Público das coisas com mais graça, no seu humor nonsense, que se têm feito em Portugal.
e) Vou ver os que puder.
f) A resposta é tão óbvia, que a dispenso.

Jaime Nogueira Pinto – Professor Universitário
Correio da Manhã, 14.02.07

3 Comentários:

Blogger Pedro Botelho disse...

Isto em Inglaterrra ainda tinha sido mais divertido, com o pessoal todo a apostar como nas corridas de cavalos. Eu cá por mim, nem hesitava: era logo 10 para 1 na recta final do Aristides...

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 7:37:00 da tarde  
Blogger Motim disse...

Toda a verdade sobre a eleição do Pior Português de Sempre feita pelo Eixo do Mal:

A pior marosca de sempre

sábado, fevereiro 17, 2007 11:52:00 da manhã  
Blogger Micas10 disse...

Durante anos passei 2X por dia à frente da Casa do Passal sem ouvir falar do Sousa Mendes, o seu nome era tabu.

Do Salazar aprendi cedo a ter medo.

Ainda bem que a história não deixou apagar a verdade e que podemos conhecer melhor todas as
personagens, as histórias, os dilemas, as escolhas, os actos.

Ver http://amigosdesousamendes.blogspot.com

terça-feira, fevereiro 20, 2007 11:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial