sábado, março 24, 2007

SALAZAR, OS "10 MAIS GP" E OS "ANTIFASCISTAS"


Por uma questão de princípio e de "ética de responsabilidade", decidi durante este período do concurso de "Os Grandes Portugueses", para além de ter feito o documentário de SALAZAR, e participar num ou outro inquérito relacionado com o programa, não entrar em polémicas marginais sobre o assunto. Hoje queria apenas quebrar esse intencional silêncio para:

1)Agradecer a todas as pessoas que me mandaram felicitações, comentários, elementos críticos ou informativos. Procurei fazê-lo em tempo, mas receio ter deixado alguns de fora. Para esses fica este agradecimento.

2)Das críticas negativas nos media ao meu Documentário, geralmente de áreas ideológicas donde não podia esperar outra coisa, registo que não vi refutado nenhum facto. Vi, em dois ou três casos exibições daquela arrogância maniqueista dos (e "das") "antifascistas" domésticos(cas, naquele tom e estilo que eles acham sarcástico ou até "queirozianamente" gracioso, mas que geralmente não passa de uma retórica ressabiada, intolerante, que acaba por ser lorpa.

3)De resto, penso que outros, mais lúcidos e mais honestos, não tendo mal para dizer fora daquilo que tinha a ver com a simples discordância ideológica e também não podendo dizer bem, optaram pelo silêncio.

4)Ainda apareceram, fora da esquerda,uns atrasados mentais da teoria da conspiração que viram no meu documentário perigosas concessões a essa mesma esquerda, concerteza ditadas pelo chorudo "cachet" de 1500 Euros!

5)Nos últimos dias parecem-me alguns "antifascistas", que já levam 30 anos de resistência ao "vácuo" do fascismo em Portugal e 60 no mundo, muito preocupados com a hipótese se Salazar ficar em primeiro lugar. Seria de facto, um pequeno atestado de incompetência para a sua constante e maçadora pedagogia que assim sucedesse, mas não me parece que as instituições estivessem em perigo.E nesta matéria não posso deixar de achar divertida a procura de alternativas democráticas, para o "voto útil" anti-Salazar, que depois de andarem pelo A.Sousa Mendes, iriam agora para D.Afonso Henriques!
Conhecido pelas suas convicções democráticas e de direita do Séc.XXI...

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Boa Sorte para Amanhã!
Que seja dado a conhecer o outro lado da "Verdade" inquestionável... aos mais jovens como eu!

Conheci este Blog, nos últimos meses, e não tenho dúvidas que serei seu leitor assíduo daqui para a frente...
Um Forte Abraço e Felicidades!

sábado, março 24, 2007 10:20:00 da tarde  
Blogger jaime nogueira pinto disse...

Obg.Abraço e não deixe de passar palavra.

sábado, março 24, 2007 11:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial