terça-feira, junho 05, 2007

A UNIÃO EUROPEIA - VISTA DE LONDRES ON THE POTOMAC

"A União Europeia - Amigo ou Inimigo?", é o título que John Blundell, director-geral do Institute of Economic Affairs de Londres, deu a uma conferência proferida há uns meses e publicada na Heritage Foundation, em Washington. São os argumentos de um inglês contra a "construção europeia" - para americano ver. Dada a extensão do documento, reproduzimos a seguir um resumo - o que eles chamam Talking Points:

"Desde o início que os Estados Unidos apoiaram incondicionalmente o projecto da integração europeia. Era dado por adquirido que a nascente União Europeia partilharia os valores fundamentais da América e se tornaria um aliado com o qual compartilhar o pesado fardo das responsabilidades económicas e de segurança.

(No texto há uma interessante referência ao apoio da CIA, que teria "canalizado milhões de dólares para o movimento europeu".)


É abundantemente claro, no entanto, que a Europa aspira a ser um rival e não um parceiro dos Estados Unidos e que as instituições da UE são notavelmente não democráticas.

Os Estados antes independentes que cederam soberania à UE estão enterrados numa economia caracterizada pelo baixo crescimento, por mercados de trabalho rígidos, uma regulamentação crescentemente invasiva, impostos altos e proteccionismo comercial.

A relação especial entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos é posta em risco por este Estado unitário europeu. Um problema especial é o que resulta das especificações comuns impostas pela UE para o equipamento militar que diferem em geral dos padrões americanos e impedirão a cooperação com os Estados Unidos nos campos de batalha de alta tecnologia do futuro."

O texto completo está em www.heritage.org/research/Europe/hl983.cfm.
Foi produzido por The Margaret Thatcher Center for Freedom.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial