quarta-feira, dezembro 05, 2007

SOCIALISTAS

O Público traz hoje na sua secção de efemérides uma fotografia da mesa do primeiro congresso do PSOE realizado legalmente em Espanha, na transición, com o Felipe González e o seu traje de pana de antes do marxismo ter sido metido na gaveta - e o Partido no Governo. Lembrou-me uma anedota espanhola, que não sei se já aqui contei, publicada dois anos e numerosos escândalos depois da primeira grande vitória eleitoral do PSOE na Espanha pós-franquista, numas eleições autárquicas. O ano dessas eleições (1979) tinha sido o do centenário da fundação do Partido e Madrid estivera cheio de cartazes com a severa efígie de Pablo Iglesias e o slogan: Cien Años de Honradez. O chiste era uma reprodução do cartaz onde se via acrescentado à mão "y dos en los Ayuntamientos". Lamento informar que isso não impediu o PSOE de ganhar as legislativas de 1982. No dia 1 de Dezembro desse ano Felipe foi investido como Presidente do primeiro governo socialista da história de Espanha.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Traje de pana y guedejas......

quinta-feira, dezembro 06, 2007 1:30:00 da tarde  
Blogger A.Teixeira disse...

Agradeço-lhe a informação final mas já se sabia dos acontecimentos de 1982, aqueles que lamenta, que ocorreram apesar do espírito e militância de quem escrevia aquele chistes.

Suponho que naqueles tempos a maioria do eleitorado espanhol estivesse um pouco saturada das décadas de “honorabilidade” (nos Ayuntamentos e em todo o lado...) dos membros do Movimiento, ¿no?

sábado, dezembro 08, 2007 12:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pronto se pasó al desencanto y al "Contra Franco vivíamos mejor"..........

sábado, dezembro 08, 2007 12:12:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial