domingo, abril 06, 2008

UMA DESCOBERTA

Confesso que nunca tinha ouvido falar em Khaled Hosseini, mas os atrasos nos aeroportos dão-nos, às vezes, destas surpresas. Três horas de espera, uma corrida à livraria e a compra de um livro um pouco ao calhas, talvez porque me atraiu a capa: The Kite Runner (desconheço se existe tradução portuguesa. Ouvi dizer que sim, mas não sei qual é o título). Trata-se de um livro, um livro extraordinário, sobre a amizade, mas também sobre o Afeganistão, antes e depois dos talibãs. Um livro duro, que nos exalta, que nos comove, que nos deixa tristes e com raiva pelo mundo louco em que nos tocou viver.

O que mais espantará nesta obra, é o facto de se tratar de um primeiro romance. E, no entanto, que maturidade, que escrita, que fantástica forma de contar uma história. Por ela perpassam os últimos tempos da monarquia, uma infância feliz, a invasão soviética e a crueza dos combates, a vitória dos talibãs e o regresso ao passado, a um passado longínquo que põe em causa todas as conquistas da civilização.

Não quero contar mais, pois quero ser capaz de convencer todos os que me lêem a comprarem este livro. Não se arrependerão. E, já agora, comprei também a obra que se seguiu, A Thousand Splendid Suns. Ainda não a li, mas prometo que, quando o fizer, deixarei aqui as minhas impressões.

3 Comentários:

Blogger António disse...

O livro em português tem o título "o menino de cabul" e foi traduzido e publicado pela Relógio d'Água.
um abraço.

terça-feira, abril 15, 2008 10:37:00 da manhã  
Blogger Flávio Santos disse...

Curiosamente vi recentemente, num vôo transatlântico, o filme homónimo, bastante recomendável.

quinta-feira, abril 17, 2008 5:31:00 da tarde  
Blogger Bernardo Calheiros disse...

Agradeço os contributos e aproveito para dizer que acabo de ver numa livraria o segundo livro traduzido em português com o título "Mil sóis resplandecentes". Pena a capa não ser mais bonita.

quinta-feira, abril 17, 2008 11:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial