sábado, maio 10, 2008

VARSÓVIA 1920

Já falámos aqui na Futuro Presente, várias vezes, da epopeia da resistência polaca ao avanço comunista. Esta teve episódios marcantes e muito famosos no passado recente com as revoltas populares de Lech Walesa e dos trabalhadores dos estaleiros de Gdansk, com o papel da Igreja na resistência popular ou com a forma pacífica como lidou com a queda do Muro e a libertação do país.
Igualmente, já por diversas vezes referimos a menos conhecida resistência dos polacos às tentativas de Lenin de dominação do país e de conquista da Europa. Trata-se de um momento decisivo da nossa história e que temos tendência a esquecer. A primeira vez que as tropas comunistas foram vencidas militarmente.
Adam Zamoyski, num recente livro publicado em Londres pela Harper Collins, Warsow 1920. Lenin's failed conquest of Europe, trata justamente de combater o esquecimento a que está votada esta batalha épica que aconteceu no Verão de 1920, às portas de Varsóvia. De facto, "o milagre do Vístula", como ficou conhecida, foi uma batalha que evitou o domínio da Alemanha pela União Soviética e a futura marcha das tropas comunistas sobre todo o continente. Foi obra de muitos patriotas polacos, de lanceiros e de cossacos que, sob a liderança de Pilsudski, derrotaram as ondas de carros blindados que se abateram sobre o país. O livro de Zamoyski, de agradável leitura, é ainda completado por uma série de interessantíssimas e originais fotografias que nos trazem ao conhecimento a cara destes heróis, verdadeiros heróis europeus.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial