domingo, dezembro 14, 2008

PASSEIO DE DOMINGO - ANGOLA, FOZ DO CUANZA

Como o tempo passa... Esta fotografia tirei-a há seis meses, na Foz do Cuanza, no raid à Foz do Cunene. Agora estava a rever a primeira edição dos JOGOS AFRICANOS e apeteceu-me reviver essa última passagem por Angola. Até para me consolar da quantidade de "gralhas", não só de forma como de substância, que deixámos passar por muito cuidado que (pensamos) que tivemos.
Uma, quase imperdoável:a propósito da batalha do Cuíto, em 1993-1994, eu escrevi que foi uma espécie de "mini-Leninegrado"! É claro, e um amigo chamou-me a atenção, que é "mini-Estalinegrado"!
Já está corrigida - esta e outras de menor gravidade - para a segunda edição, que vai sair dentro de dias. Quer no meu livro de "Introdução à Política", quer na Tese de Doutoramento, tenho muitas páginas sobre esta batalha decisiva da Segunda Guerra. Mas imagino o gozo ressabiado de alguns "amigos" , dos que à falta de outras actividades se entretêm pacientemente a procurar e explorar estes erros que nós, os que fazemos coisas - escrevemos, publicamos, ensinamos, estamos na linha da frente das causas que são comuns - acabamos por dar de vez em quando.

1 Comentários:

Blogger Diogo disse...

Jon Stewart – Os terroristas são um grupo de sacanas, que trabalham em conjunto com idiotas

Jon Stewart, do Daily Show, fala-nos dos atentados de Mumbai, na Índia, e mostra-se perplexo com a absurda estratégia dos terroristas, que parecem ser um grupo de sacanas, que trabalham em conjunto com idiotas de primeira. Em suma, uma lição bem-humorada a todos os ingénuos que engolem de forma acéfala a tese do «terrorismo islâmico».


Jon Stewart - A grande notícia da semana passada foi o que aconteceu em Mumbai, na Índia. Morreram perto de 200 pessoas num ataque terrorista concertado que parece ter sido perpetrado por um grupo radical islâmico. Para mais informações, Oliver junta-se a nós, de Washington. Oliver, obrigado pela tua presença. Oliver este foi um acontecimento terrível e uma terrível tragédia. Já se tem alguma ideia sobre quem fez isto?

Oliver - Neste momento, Jon, há poucos pormenores. Embora ainda não saibamos o nome concreto, há uma coisa bastante clara: é que parece ser um grupo de uns sacanas incríveis, que trabalham em conjunto com idiotas de primeira.

Jon Stewart - É interessante que digas isso, Oliver, porque foi isso mesmo que gritei para a minha televisão quando vi a notícia pela primeira vez..

Oliver - Pronto, aí tens. O teu primeiro instinto estava certo.

Jon Stewart - Estes grupos, Oliver, a Al-Qaeda, os sacanas e os idiotas… O que pretendem?

Oliver - Transformar o mundo inteiro num califado islâmico.

Jon Stewart - Estou a ver. Estou a ver. E a forma de fazerem isso, Oliver, é…

Oliver - É matarem aleatoriamente o máximo de inocentes possível, sem qualquer remorso, compaixão ou consideração pela vida humana.

Jon Stewart - De que forma é que isso os ajuda a alcançar o seu objectivo?

Oliver - Ora aí está, Jon! Exactamente! Salientaste o defeito quase imperceptível da lógica destes malandros poderosos. “Odiamos e matamos tudo aquilo que vocês defendem. Juntem-se a nós!

Jon Stewart - Oliver, isso parece muito estúpido.

Oliver - E é. É estúpido, Jon. Aliás, a estupidez está entre as menos negativas das suas muitas falhas de carácter. Aparentemente acham que não há nenhum problema que não possa ser resolvido senão infligindo um enorme sofrimento sobre civis inocentes.

Jon Stewart - Qual a sua resposta ao que pensam ser o imperialismo dos EUA?

Oliver - Seria destruir um hotel.

Jon Stewart - E à pobreza?

Oliver - Acham que a melhor solução é fazer explodir um estádio de futebol. Mas eles têm um plano para erradicar a epidemia de difteria a nível mundial.

Jon Stewart - E qual seria?

Oliver - Atirar um autocarro contra um circo. Não estou a dizer que faz sentido, Jon. Mas quando se tem uma ideologia corrompida e se persegue uma estratégia corrompida, a única solução é fazer uma jogada parva.

Jon Stewart - Obrigado, Oliver. Uma última pergunta. Quando é que estes sacanas desaparecem?

Oliver - Provavelmente não vão desaparecer, Jon. Sempre houve sacanas. Sempre haverá sacanas. O que não podemos é deixar que controlem a put* da nossa vida.


VÍDEO legendado em português – 3:10m

domingo, dezembro 14, 2008 6:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial